Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Passerellidae
 Cabanis & Heine, 1850
Espécie: A. taciturnus

Nome Científico

Arremon taciturnus
(Hermann, 1783)

Nome em Inglês

Pectoral Sparrow


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Tico-tico-de-bico-preto

O tico-tico-de-bico-preto é uma ave passeriforme da família Passerellidae.

Conhecido também como coroado, jesus-meu-deus (Bahia), salta-caminho-da-mata (Pernambuco), pai-pedro, salta-caminho (Ceará), tico-tico-coleiro (Minas Gerais), tico-tico-da-mata e tico-tico-do-amazonas.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) arrhëmön = silencioso, sem discurso; (baseado em “Oiseau silencieux” de Buffon (1770-1783)); e do (latim) taciturnus = quieto, silencioso. ⇒ (Ave) silenciosa. “Tangara de la Guyane” de Aubenton (1765–1781), e “Oiseau silentieux” de Aubenton (1765–1781) e de Buffon (1770–1783), (Arremon).

Características

Mede cerca de 15,5 centímetros de comprimento e pesa entre 22 e 32 gramas.
O macho tem as partes inferiores branco-acinzentadas com uma faixa preta à altura do peito, formando um colar e a fêmea apresenta as partes inferiores de coloração bege com os lados amarronzados, e a faixa no peito não tão evidente e, às vezes, interrompida.

Subespécies

Possui três subespécies reconhecidas:

(ITIS - Integrated Taxonomic Information System, 2015).

Alimentação

Pula no chão e o arranha em busca de alimento. Alimenta-se de insetos.

Reprodução

Faz ninho volumoso, esférico e fechado, no solo da floresta ou em arbustos e palmeiras baixas. Tem em média 2 ninhadas por estação com 2 a 3 ovos esbranquiçados manchados de marrom e roxo em cada uma.

Hábitos

É comum no sub-bosque de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras maduras. Vive solitário ou em pares separados.

Distribuição Geográfica

Presente em todos os estados da Amazônia brasileira, para leste até o Maranhão, estendendo-se para o sul até Goiás. Também no Nordeste adjacente, desde o Piauí a Pernambuco e Bahia, seguindo pela costa até o estado do Espírito Santo. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos